terça-feira, março 08, 2016

Ação global #FreeSavchenko 9/3/2016

No dia 9 de março de 2016, começa a ação global #FreeSavchenko, com a exigência ao governo russo de libertação imediata da piloto ucraniana, Nadiya Savchenko, raptada do território da Ucrânia em 2014 e levada ao julgamento ilegal na Rússia.
A deputada do parlamento da Ucrânia, delegada da Ucrânia na OSCE, piloto e oficial das Forças Armadas, Nadiya Savchenko já passou 629 na cadeia russa, destes, 84 dias em greve de fome, nos últimos 5 dias ela está em greve de fome seca. Neste momento a sua única exigência é voltar à Ucrânia, “viva ou morta”.
Na paragem pública numa das ruas de Moscovo, 8/03/2016
Apelo aos líderes mundiais da sua mãe, Maria Savchenko, «Salvem a minha filha»:
Dirijo-me aos líderes mundiais: salvem a minha filha! Sou uma mãe de 78 anos e eu já esqueci o que é dormir, preocupo-me muito com a minha filha. Ajudem-na a sair desta prisão. No dia 3 de março ela anunciou a greve de fome seca e em 5 ou 6 dias, corre o risco de perder a vida. Eu vos peço, ajudem-na! Tirem ela da prisão! Envidem todos os vossos esforços!
Maria Savchenko também apelou aos jornalistas ucranianos e internacionais:
Destaquem toda a verdade! Por favor destaquem como o bando de Putin tortura a minha filha nas prisões da Rússia.
‪#‎FreeSavchenko: http://goo.gl/rFk8sz
Parabéns às mulheres ucranianas!

Embora o nosso blogue não é muito fã do dia 8 de março, pois estamos à favor da descomunização total e absoluta dos feriados ucranianos. Mesmo assim, hoje dedicamos a nossa atenção às mulheres ucranianas: inquebráveis, audazes, inteligentes, responsáveis, amáveis, fortes e perigosas ;-)

Sem comentários: