sábado, fevereiro 20, 2016

2º aniversário da Revolução ucraniana: os heróis da Maydan

Não fazem de mim uma pessoa heróica. Tinha medo no dia 20 de fevereiro de 2014. Tinha medo quando disparavam, quando a janela em cima de mim se quebrou do disparo, quando as colunas do palácio Zhovtneviy eram atingidas pelas balas, perdendo a estrutura e a pintura, quando a sangue da cabeça de um rapazinho saia pulsando. Quando tentávamos o reanimar durante 5 minutos, compreendendo que nada conseguimos fazer-lo...
por: Irina Soloshenko, paramédica da Maydan

Tinha medo quando gritavam pelo desfibrilador e eu corria para busca-lo e Oleksandr Prudko me apanhou pela mão e gritou: não é preciso, metade de cabeça se foi, já não o salvaremos. Tinha medo quando via Ivan Zholoban à ultrapassar a rua Instytutska, passando para a parte mais atingida pelos franco-atiradores, juntamente com Yevhen, o médico clandestino.
Fiquei com o medo quando vi o filme documental com a filmagem cronometrada que mostrava quando e onde o que acontecia. Fiquei com o medo pois pensei que os meus filhos dificilmente vão ficar bem no caso da minha morte. Fiquei com o medo pela memória curta das pessoas, eu vi como mudam as pessoas, mas encontrei as pessoas de verdade e fico feliz por eles.
Escrevi isso na noite de 20 à 21 de fevereiro de 2014. Quase não dormi naqueles dias. Estava a tremer, quando me limpava do sangue dos outros, fumo e sujidade, que penetraram nas mãos, eu deitei fora jeans e sapatos, coloquei o filho à dormir e uivava por dentro da minha almofada, não tinha forças para chorar...
- alguém entende do soro?
- eu, podem me passar
- façam
- quem o levará?
- nós podemos...
As macas militares são bem pesadas, um senhor e eu com um paramédico corremos (minha nossa), eu não consigo, vou cair agora, pessoal, ajudem, pego o sorro
- com cuidado, as escadas são escorregadias...
Em frente fica a viatura das emergências, um jovem enfermeiro assustado olha para mim:
- o que?
- é ligeiro...
- os ligeiros os levem ao mosteiro de Mikhaylovski
- que ligeiro, car@lho: perfuração dupla do pulmão, abre lá
Corremos, conseguimos, está salvo.
Ler texto integral (em russo), ver as fotos:
https://www.youtube.com/watch?v=GE9G_LWcviU

Sem comentários: