segunda-feira, agosto 18, 2014

Vos sois a Pátria real!

Simplesmente até as lágrimas. Sobre a “Pátria real”. Desde os tempos da Maydan a vida dos supermercados noturnos de Kyiv se tornou um mundo à parte da capital ucraniana. Este mundo é engraçado, irónico e ilimitado...


E já que eu volto tarde, muitas vezes observo cenas diferentes. Sexta-feira, uma de manha. Supermercado à funcionar 24/24 horas, “Velyka Kyshenya” (Grande Bolso) na rua “Académico Vernadsky”. Entro e no departamento das frutas vejo um militar da Guarda Nacional... A face batida pelo vento, tudo empoeirado, um forte cheiro de suor masculino... Tudo estava claro – o homem voltou da área da OAT e tenta não voltar para casa de mãos vazias.

Aqui o meu telefone tocou. Enquanto eu conversava, ele olhava para mim. Os seus olhos... Nós tivemos esses olhos nos dias 18-20 de fevereiro (de 2014). Nesses olhos estava a mistura de emoções e sentimentos que ainda não foi capaz de compreender o cérebro da pessoa que não passou pelo inferno e não quebrou lá.

– Você voltou para casa? – perguntei eu.
– Bem, mais um quarteirão falta para voltar. Passei pela loja.
– Você é uma jornalista?
– Sim. E você tem a família, os filhos?
– Sim, a esposa Olga e filha Vita de 4 anos.
– E como se chama?
– Sasha (Oleksander)!
– Não se pode ter com Vita de mãos vazias. Quero lhe oferecer estes pêssegos, e você comprará tudo o resto que ela gosta.
– Sim, mas não haverá uma festa. Ainda não há dinheiro no cartão. Apenas 40 hryvnias (3,04 dólares). A Pátria avaliou...

E aqui me levei! Francamente falando, o meu cérebro deixou de ser sano... Por trás estava uma semana realmente difícil, praticamente a luta de 24/24 horas contra a máquina do Estado, contra as suas mentiras e tentativas de encobrir a verdade, o voluntariado, a procura pelas pessoas, tentativas de acalmar as mães... E aqui um Sasha concreto sem dinheiro...

– Pátria – não é Ministério das Finanças, Pátria são pessoas... Veja isso...

As frutas ficam perto das caixas. Durante a noite (trabalha) uma caixa. E uma eterna fila de 10-12 pessoas. Em geral, homens, as companhias dos estudantes... Pela loja ainda as pessoas vagueavam às pares... E eu falei em voz alta com a fila.

– Apresento, é Sasha. Ele volta da zona de OAT para casa, vai ter com a filha Vita.

Começaram os aplausos... E então as pessoas foram lhe apertar as mãos, bater no ombro. E o mais importante, começaram as questões de fundo masculinas... Sem estes: “Bem, como é que lá?”

– Você está vazio? Então, toma lá, Sanya,... As carteiras dos homens se abriam e o nosso povo tirava simplesmente as notas de 100 e 200 UAH. Oleksander no início ficou mudo, depois começou recusar, corando de orelha a orelha, resistia, dizendo que ele não é um mendigo.
– Você não recusa, toma e responda às perguntas.
– Você está lá proteger o povo ou o quê? – Povo. – Então o povo te apoia... – E mais na mesma linha de pensamento...
– Você ficará muito tempo?
– Para já um mês.
– Voltas para lá?
– Sim, o que mais importa que não reaparecem os palradores e o bolor. Há alguns... Temos que ter a unidade, e eles estão criando o ranho... Abateria estes filhos da put@... Eu metia os pêssegos, ao lado uma moça escolhia as bananas, outra – ameixas. Uma, atrás da outra fomos até a caixa vazia. Eu paguei. No meu pacote com os pêssegos, a moça se ofereceu colocar bananas e ameixas. Afinal, as moças escolhiam as para Sasha, não para elas. Ao lado ficou amontanhado o segundo pacote, e uma alta voz feminina, de uma mulher de uns 55 anos.

– Então, homens, trocaram os números de telefone e depois vão discutir a guerra. E você, Sasha, tome estes pacotes e corre para casa. Pois aqui há legumes, carne... É quente...
– Sim, – foi ouvida mais uma voz feminina... e mais um pacote cheio foi depositado. – Eu tenho para você iogurte, queijo fresco, nata... Tudo isso se deve colocar na geleira e mais rápido...
– E nós temos a tarte – acrescentou uma outra moça, cercada pelo seu grupinho, já se afastando da caixa.
– E 10 embalagens de sorvete ... e sumo – uma outra moça com uma amiga já na caixa...
– E os cigarros com a cerveja ... Fres-qui-nha! – Rapazes-estudantes...

Houve uma pausa. Sasha confuso, olhos esbugalhados, olhou para nós mudo. E depois disse: “Sim, mas não é precisa!!! Vocês, pá-a-a-a?” As pessoas começaram a reclamar...

– Então, eu estou de carro, – disse um homem. – Toma lá o dinheiro. Agora eu vou pagar as minhas coisas e depois te levo.

Quando nós carregamos tudo dentro do carro, Sasha, confuso, agradeceu todos nos, olhou para nós e preferiu:

– Povo, bem, eu estou surpreendido de c@ralho... Vocês são a Pátria real...

Fonte:
https://www.facebook.com/permalink.php?story_fbid=567023753420075&id=100003373651993

Fotos@ Vasyl Holoveshenko (ex-Pozyvnoy Marshal e não são relacionadas diretamente com o artigo).

Os militares da guarda-fronteira da Ucrânia são ovacionados pelo povo na estação dos caminhos-de-ferro de Lviv, não é um vídeo promocional, é a vida real...
https://www.youtube.com/watch?v=da54oztCDM0

Sem comentários: